Marque a sua consulta
253 573 718

Especialidades  > Medicina Dentária  > Endodontia
 


A Endodontia

A endodontia é a especialidade que se dedica a resolver situações de inflamação pulpar irreversível ou até de necrose, ou morte, da polpa dentária.
A importância do tratamento endodôntico é enorme pois a alternativa ao tratamento endodôntico (também conhecidos por desvitalização), é a extração dentária.
Assim, o tratamento endodôntico não só assegura a manutenção destes dentes em boca, como alivia os sintomas dolorosos e previne e trata infeções que causariam a perda do dente, bem como das estruturas vizinhas como osso maxilar ou dentes vizinhos.




Quando está indicado o tratamento endodôntico?
As causas mais frequentes são, cáries, traumatismo dentário e doença periodontal.
Quando estes ou outros fatores causam inflamação irreversível da pola dentária ou mesmo a sua necrose, está indicado o tratamento endodôntico. Em situação de cárie profunda, as bactérias podem atingir a polpa dentária e causar infeção, que pode evoluir até ao desenvolvimento de quistos ou abcessos dentários. O mesmo pode suceder por fratura dentária. Por outro lado, situações de traumatismo, ou até de má oclusão dentária, dentes oponentes que contactam de um modo errado, também podem causar inflamação irreversível da polpa.